quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Exposição “São Teotónio – Primeiro Santo Português”

A exposição “São Teotónio – Primeiro Santo Português” foi inaugurada ontem, 8 de Setembro, na vizinha cidade galega de Tui e estará patente ao público até 8 de Outubro, na Sala de Exposições da Área Panorâmica. A iniciativa partiu da Câmara de Valença e do Ayuntamiento de Tui.
Esta exposição pretende evidenciar e promover a imagem e o conhecimento do mais ilustre dos valencianos – São Teotónio, primeiro santo português, nascido em Ganfei, no tempo em que Valença era parte integrante da Diocese de Tui.
Um  conjunto de painéis fazem a resenha e a leitura histórica da vida e obra da figura de São Teotónio, nas suas vivências em Valença, Tui, Coimbra, Viseu, Jerusalém e outros locais por onde passou. Várias imagens da Capela de São Teotónio de Ganfei dão corpo a esta mostra que conta, ainda, com uma reprodução  da  tela alusiva ao santo, bem como da imagem em talha existente na Catedral da Sé de Tui.
Esta iniciativa de promoção / divulgação da figura de São Teotónio, na vizinha cidade de Tui contará, ainda, com a apresentação da obra “A Vida de S. Teotónio”, a cargo do Grupo de Teatro Amador de Verdoejo, no próximo dia 28 de Setembro, no Teatro Municipal de Tui.

Sem comentários:

Enviar um comentário