domingo, 19 de setembro de 2010

Museu Ferroviário de Valença deverá abrir em 2012

O edifício de apoio à estação de comboios de Valença, propriedade da Refer, vai ser transformado em Museu Ferroviário para divulgar a história dos caminhos-de-ferro no concelho, que remonta a 1875. A ligação internacional à Galiza através da ponte internacional metálica rodo-ferroviária está prestes a completar 120 anos.
O projecto do novo equipamento, orçado em 500 mil euros, integra uma candidatura conjunta, que acaba de ser aprovada, apresentada pela Câmara Municipal do Entroncamento, pela Fundação Museu Nacional Ferroviário e pela Câmara de Valença, aos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A candidatura integra um total de 22 projectos a realizar em todo país ao abrigo do programa "Turismo Científico e Cultural como produto estratégico".
O Museu Nacional Ferroviário tem diversos núcleos espalhados pelo território nacional e é gerido pela fundação com o mesmo nome. A sua sede localiza-se no Entroncamento e dispõe de dez núcleos em Arco do Baúlhe, Bragança, Chaves, Estremoz, Lagos, Lousado, Macinhata do Vouga, Nine, Santarém e Valença. Este último está instalado na antiga cocheira de locomotivas da estação ferroviária fronteiriça, também propriedade da Refer, um espaço exíguo e sem as necessárias condições para acolher o espólio ferroviário disperso pelo município, particulares e outras entidades, bem como para receber condignamente os visitantes.
No investimento total haverá uma comparticipação de 65 por cento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), cerca de 375 mil euros, e de 35 por cento do município de Valença, 125 mil euros.
Durante o próximo ano, a autarquia liderada pelo presidente social-democrata Jorge Mendes espera ter o projecto de arquitectura concluído, estimando-se que a requalificação do edifico onde ficará instalado o museu possa estar terminada em 2012. O projecto prevê a reabilitação de toda a zona envolvente do Largo da Estação.
"Queremos um museu de grande qualidade, que venha a dar visibilidade a todo o espólio existente no concelho e que venha a representar mais um pólo de atractividade do município", sublinhou o autarca.
in Público

Sem comentários:

Enviar um comentário