sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Observação de Avifauna - Novas Infra-Estruturas na Ecopista do Rio Minho


A Ecopista do Rio Minho, entre Valença e Monção, conta com um novo Posto de Observação de Avifauna, nos limites entre Friestas e Lapela, no âmbito da P.S.P.- Promoção e Sustentabilidade das Paisagens do Vale do Minho.  A nova infra-estrutura de apoio, localizada em plena Ecopista, permite uma observação privilegiada da fauna e flora da Insua do Crasto, da Foz do Rio Manco e do Rio Minho - espaços singulares da Rede Natura 2000. 
Valorizar a Ecopista do Rio Minho e promover a sustentabilidade do território permitindo uma melhor interpretação e conhecimento da riqueza da fauna e flora da nossa região orientou sempre esta intervenção, segundo o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes.
Uma mesa de interpretação da natureza contigua ao Posto de Observação da Avifauna ajuda os curiosos a reconhecerem, com mais facilidade, as espécies autóctones mais emblemáticas.
A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites entre Valença e Monção, a Foz do Rio Manco e o próprio Rio Minho são pontos privilegiados para a interpretação da natureza. Trata-se de uma zona onde a fauna e a flora são abundantes e muito diversificadas sendo, sobretudo, comum observar as seguintes aves: Pato-real; Melro; Milhafre;  Mocho Galego; Rola; Pardal Comum; Gaio; Faisão Mongol; Perdiz; Codorniz; Pombo Branco; Peneireiro Vulgar; Corvo; Carriça; Cuco; Coruja das Torres; Tordo; Verdilhão. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra, comum neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho.
A flora, nesta zona, é abundante com as galerias de vegetação ripícolas, os juncais e os pinhais.
No âmbito do P.S.P. - Promoção e Sustentabilidade das Paisagens do Vale do Minho está em perspectiva, ainda, a colocação de mesas, bancos e um abrigo, num espaço da Rede Natura, próximo ao Rio Minho, na parte sul do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário