terça-feira, 28 de setembro de 2010

“A Vida de São Teotónio” entra em Palco Espectáculo Apresenta-se em Tui

O Grupo de Teatro Amador de Verdoejo apresenta “A Vida de São Teotónio”, em 28 de Setembro, às 21h00, no Teatro Municipal de Tui. A apresentação conta com o apoio técnico da Companhia de Teatro “Comédias do Minho” e a colaboração da Câmara de Valença e do Ayuntamiento de Tui.
Após a estreia da peça no auditório de Verdoejo - Valença, “A Vida de São Teotónio” entra em palco na vizinha cidade galega de Tui, no âmbito da apresentação da exposição “São Teotónio – Primeiro Santo Português”.
A peça “A Vida de São Teotónio” surge no âmbito do projecto comunitário de apoio ao teatro amador em Valença, dinamizado na Associação Cultural de Verdoejo com o apoio da Câmara Municipal. 19 actores dão vida a um espectáculo teatral que apresenta a vida de São Teotónio, o primeiro santo português, nascido em Valença.
O projecto comunitário de apoio ao teatro amador em Valença pretende “fomentar a criação / dinamização de iniciativas amadoras no concelho, na arte teatral, valorizando os valores locais e a grande capacidade artística e criativa das nossas colectividade culturais”, segundo o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes.
Sinopse de “A Vida de São Teotónio”
Há coisas que não mudam com o tempo? Uma delas é a grandeza de carácter de S. Teotónio, o primeiro Santo Português e padroeiro de Valença, terra que o viu nascer. Quase mil anos depois, impressiona a vida preenchida deste homem. Homem sim! É fácil atribuir poderes superiores aos que tanto se destacam do comum dos mortais. Mas ele nasceu a chorar como qualquer um de nós. Teve dúvidas, obstáculos, tentações como qualquer um de nós. Podia ter cedido, escorregado, uma vez que fosse. Podia pedir uma segunda oportunidade, ninguém o recriminaria. Ninguém? A não ser talvez o próprio. Dá que pensar: será a pureza do carácter como a do ferro: uma vez vergado jamais recupera a resistência original? Seja com for, do tempo em que as espadas forjaram esta nossa nação, chegou-nos a escrita de um anónimo monge, abalado pelo desaparecimento dum homem, cuja vida santa em boa hora decidiu perdurar: “A vida de S. Teotónio”.

Sem comentários:

Enviar um comentário