segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Valença Vida Activa para Seniores Danças de Salão e Actividades Físicas

A Câmara Municipal de Valença tem abertas as inscrições para o programa “Vida Activa”, para os seniores do concelho, com mais de 60 anos. O início das actividades está programado para a primeira semana de Outubro.
As inscrições decorrem nas juntas de freguesia da área de residência dos interessados e na Piscina Municipal.
O Programa “Vida Activa” tem um papel fundamental na actividade física orientada regular, para seniores, vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar, segundo o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes. A autarquia está satisfeita com o elevado número de séniores que aderiram no ano anterior, número que certamente será superado este ano com as novas actividades previstas que em muito enriquecerão este programa.
As aulas decorrerão duas vezes por semana em grupos com um máximo de 25 pessoas. Um dia será dedicado à ginástica de manutenção e outro às danças de salão. A par destas duas actividades, na Piscina Municipal, o hidrosénior está programado para as terças e quintas-feiras, para os interessados. Em estudo estão, ainda, outras actividades que possam dinamizar o programa e cativar os seniores.
O programa “Vida Activa” tem por objectivo aumentar a interacção social, diminuir o isolamento, aumentar os níveis de independência e autonomia, ocupar os tempos livres e promover o bem-estar, no que toca à perspectiva social. Uma melhor saúde para os seniores é outra das metas, sobretudo: aumentar a aptidão cardiovascular, os níveis de força e resistência musculares, manter e ou atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio, diminuir os factores de risco ao desuso e ao envelhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário