A eurocidade Valença Tui promove a Cavalgata Internacional de Reis, domingo, 5 de Janeiro, com saída dos Bombeiros de Valença, às 16h00. Carruagens alegóricas, charangas, bandas de música, grupos de janeiras, 14 carros alegóricos, mais de 200 figurantes e 1350 quilos de caramelos darão vida à cavalgata.
A Cavalgata de Reis terá, pelo quinto ano consecutivo, carácter internacional com a organização da Eurocidade Valença Tui, sendo a única cavalgata de reis internacional.
Ponto alto da cavalgata serão as carruagens reais, dos Reis Magos, com os respetivos pajens.
Desde o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valença a Cavalgata vai percorrer a avenida dos Bombeiros, a Rotunda da Trapicheira, a avenida de Espanha, a antiga Ponte Internacional e já em Tui o percurso seguirá pela Avenida de Portugal, rua Martínez Padín e Augusto González Besada e Paseo da Corredoira.
Os Reis do Oriente vão lançar mais de 1350 quilos de caramelos sem glutén e distribuir milhares de balões aos assistentes ao longo da cavalgata, fazendo as delicias sobretudo dos mais novos.
A Cavalgata será escoltada pelas forças policiais portuguesas e espanholas e integrará, ainda, como é de tradição os Bombeiros Voluntários de Valença, uma ambulância e elementos da Protección Civil de Tui.
No final do percurso, no Cantón de Diómedes, na Corredoura, onde está instalado o Portal de Belém, será lida uma mensagem, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta ao Menino Jesus de Ouro, Incenso e Mirra. Após a oferta os mais pequenos poderão subir ao palco real e saudar os Reis Magos.
Para Jorge Salgueiro Mendes "Valença e Tui evocam a tradição dos reis, com a Cavalgata, uma referência da Eurocidade e uma mostra da cooperação e fraternidade entre os povos das duas cidades".
Sem comentários:
Enviar um comentário