quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encontro das Janeiras de Valença

A Câmara Municipal Valença promove um Encontro de Janeiras, domingo, 26 de Janeiro, às 14h30, na sede do Rancho de Friestas, com a presença de mais de 200 participantes representativos de 9 grupos do concelho.
Este quinto encontro pretende reviver e incentivar uma manifestação cultural muito enraizada na cultura tradicional valenciana e que, todos os anos, leva muitos grupos a animarem as noites de inverno, cantando porta a porta, os Reis e as Janeiras, durante este mês.
Uma tarde de melodias típicas dos reis e das janeiras interpretadas pelos mais de 200 participantes representativos  do Rancho Infantil de Friestas, Grupo de Cavaquinhos "Os Teimosos", Comissão de Festas do Divino Salvador de Arão, Associação Luar do Minho, Amigos do Bombinho, Associação Cultural de Gondomil e Bombos São Cristovão, Rancho Folclórico de São Julião, Escola de Música de São Pedro e os Camponeses Minhotos de Cerdal.
Um amplo reportório de canções, das mais inéditas às mais tradicionais, prometem uma tarde muito animada, em Friestas, na sede do Rancho.
O Encontro das Janeiras deste ano conta com a colaboração especial do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, das juntas de freguesia e associações  locais.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Os Reis e as Janeiras são marcas da cultura valenciana, cada vez mais vivas, num vasto trabalho de recuperação e divulgação promovido pelas associações locais e Câmara Municipal”.

Sem comentários:

Enviar um comentário