terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Valença Apresenta “Picasso em Barcelona”

A galeria da Loja de Turismo apresenta a exposição de pintura “Picasso em Barcelona”, de António Pessoa, até 30 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Valença.
Uma mostra de 39 obras de António Pessoa focadas nas metropolitanas cidades de Barcelona e Londres e em Dora Maar, uma das paixões de Picasso. Os traços e as técnicas de Picasso são a nota dominante de todas as telas presentes nesta exposição.
António Pessoa debruçou-se em Dora Maar, um dos amores e desamores do maior fenómeno das artes do século vinte, Pablo Picasso e em duas cidades por quem o mestre tinha um carinho especial.
Em Valença está presente um curioso trabalho de técnica mista onde Dora Maar aparece nesta obra sem o usual toque de sofrimento e disforme com que Picasso a pintou. Os tons suaves e pasteis, pelos que o artista decidiu optar, proporcionaram um trabalho generoso.
António Pessoa foi um artista no sentido mais puro e global da palavra, dotado de uma sensibilidade tão aguçada e genial. Um autodidata que escrevia, pintava, cantava, tocava, compunha tudo com mestria e talento. A sua obra pictórica demonstra um conhecimento geral das artes e o gosto pelos mestres da pintura deste século. Os seus quadros são um “cocktail fantástico de estética e espetáculo” que despertaram admiração em prestigiadas galerias da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário