O bacalhau em Valença é o protagonista do fim de semana gastronómico com o Bacalhau à São Teotónio, em 20 restaurantes, entre 14 e 16 de fevereiro, acompanhado pelo Caldo Verde e à sobremesa os Borrachinhos de Valença.
Há séculos que por Valença se apuram os sabores e a arte de apresentar as receitas de bacalhau. O Bacalhau à São Teotónio, é um prato de excelência, uma iguaria elaborada com arte e mestria que em Valença ganhou tradição.
Um fim de semana gastronómico em que, o prato mais celebre de Valença, se associa à Fortaleza dos Namorados e é um convite irresistível para saborear o bacalhau e descobrir os encantos românticos da cidade.
As serenatas, os cupidos vão dar um colorido especial, a par da visita guiada à Fortaleza dos Namorados, sábado, 15 de fevereiro, às 15h00 e o IIIº Workshop “Bordar os Lenços dos Namorados”, entre as 14h30 e as 17h no Núcleo Museológico.
O bacalhau é um produto, há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai, até nós, visitantes de toda a Península Ibérica para saborear as múltiplas formas de o confecionar. Em Valença come-se bem!
O Caldo Verde, eleito em 2011 como a melhor sopa de Portugal, é a sopa da tradição valenciana a marcar, também, esta jornada.
Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa tradicional de Valença. Uma iguaria da doçaria conventual valenciana à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.
A iniciativa é da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Bacalhau é uma referência de Valença, um destino de eleição, para saborear o bacalhau, com uma restauração especializada. O Bacalhau à São Teotónio é comida de deuses com nome de santo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário