sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Valença Homenageia Instituições e Personalidades no Dia dos Valencianos

    Valença celebra o seu Feriado Municipal, terça-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, primeiro santo português. As cerimónias contarão com uma conferência de Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões da Cooperação e da Língua.
     As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00, em homenagem ao santo.
     Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também, este ano, a sessão solene, a partir das 11h30. No ato serão atribuídas Medalhas Municipais de Mérito ao Luís Campos Ferreira, atual Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, à empresa Maribérica, uma empresa à mais de 25 anos em Valença e grande empregador e ao Centro Cultural, Recreativo e Desportivo Fontourense, um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
     Os atos comemorativos contam, ainda, com a atuação do grupo 6tàs9, segunda, às 21h30, na sede da Junta de Ganfei, bem como um espetáculo de musica coral, a cargo do Coral Polifónico de São Teotónio, terça-feira, às 17h30, no mesmo espaço.
     Com estas atividades encerram-se as comemorações dos 851 anos do falecimento de São Teotónio que pretenderam reviver e projetar a imagem do valenciano primeiro santo português.
Breve Biografia de São Teotónio
     São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o "Homem de Deus" que deu força espiritual à fundação do país.
     Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
     Para Jorge Salgueiro Mendes, "Este é o Dia de Valença e dos Valencianos, o momento para reconhecer o trabalho de todos em prol de um concelho mais prospero, tendo São Teotónio como um referente da nossa identidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário