quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Valença Reforça e Projeta Memória Histórica

     1500 metros lineares de documentos do arquivo histórico, intermédio e corrente, guardam a memória histórica de Valença, no Arquivo Municipal, a funcionar em pleno centro histórico.
     Milhares de documentos proporcionam informações preciosas para os historiadores, os trabalhos de investigação académica de várias universidades e o apoio aos jovens estudantes valencianos que abordam a história local.
     Neste espaço pode, também, obter ajuda para começar a descobrir a história da sua família, com orientação na pesquisa de ascendentes e organização de dados da árvore genealógica. O Arquivo passa, também, certidões e fotocopias de documentos arquivados, bem como dispõe de um auditório polivalente para acolher conferências, exposições e as mais diversas manifestações culturais.
     Milhares de documentos históricos poderão ser consultados neste espaço. De toda a documentação destaca-se o Foral Manuelino de 1512, o documento mais antigo. Do espólio existente merecem especial referência os documentos da Administração do Concelho (1834-1928), do Antigo Colégio Português (1932-1972), da Assembleia Valenciana (1635; 1851-1975), da Associação Valenciana de Socorros Mútuos (1864-1970), do Couto de Sanfins (1747-1835), do Juízo dos Resíduos (1680-1821), bem como de muitas irmandades e serviços públicos extintos em Valença, ao longo dos tempos.
     Espaços para higienização documental, seleção e triagem, preservação, restauro e conservação, completam o amplo trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal em prol da memória história.

     Para Jorge Salgueiro Mendes, "A história valenciana, hoje, tem mais visibilidade e enriquece a oferta cultural da cidade".
     O Arquivo Municipal está aberto ao público, a todos os interessados, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Sem comentários:

Enviar um comentário