Valença e a Eurocidade, marcos históricos no Caminho Português para Santiago, recebem uma jornada sobre este caminho secular, este sábado.
Umas jornadas que apresentarão as sinergias do Norte de Portugal e da Galiza, as ideias de conservação, sinalização e promoção deste itinerário de peregrinação europeia.
A jornada decorrerá nas instalações da UNED Tui, junto à Igreja de São Domingos, a partir das 9h00, onde autarcas anfitriões de Valença, Jorge Mendes e Moisés Rodriguez de Tui receberão o vice-presidente da Xunta da Galiza, a diretora da Axencia de Turismo de Galicia, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o presidente do intergrupo “Camiños de Santiago” do Parlamento Europeu .
Valença é o ponto de confluência, a Caminho de Santiago, dos percursos do Caminho Central e da Costa, percursos que integram o Caminho Português para Santiago de Compostela. Tem o primeiro albergue oficial em território português, o Albergue de São Teotónio e o Posto de Atendimento aos Peregrinos infra-estruturas de apoio diário no acolhimento e encaminhamento dos peregrinos na sua passagem por Valença.
Ao longo de 2013 Valença recebeu peregrinos oriundos de 48 países, acolhidos no Posto de Atendimento ao Peregrino, descobrindo a Fortaleza e pernoitando no Albergue de São Teotónio. Em 2012 por Valença passaram 25628 peregrinos, nomeadamente portugueses, alemães, franceses, italianos e espanhóis.
A jornada é uma organização da Eurocidade Valença Tui, da Axencia de Turismo de Galicia e da A.E.C.T.- Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galicia Norte de Portugal.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença, “Os Caminhos de Santiago são uma referência de Valença e fator, cada vez mais, de dinamização turística e cultural”.
Sem comentários:
Enviar um comentário