terça-feira, 19 de maio de 2015

O Rio Minho em Exposição Temática em Valença

    A Câmara Municipal de Valença apresenta a exposição temática "Rio Minho: Identidade, Património Natural e Cultural", até 13 de junho, no Núcleo Museológico Municipal, na Fortaleza.
     Os barcos Carochos, os Biturões, as redes de pesca, antiquíssimos carretos de pesca, painéis temáticos, aquários com espécies dominantes no rio, imagens e documentos históricos são alguns dos atrativos desta exposição no museu valenciano.
     Um conjunto de 11 painéis apresenta uma perspetiva completa do rio Minho com destaque para os aproveitamentos tradicionais do rio, os bosques de ribeira, as aves, as espécies invasoras, os peixes, os invertebrados, os anfíbios, mamíferos, repteis e os problemas ecológicos que afetam este rio. Uma mostra de painéis cuja base cientifica se centra no estudo realizado pelo G.E.A.S. – Grupo de Estudo dos Animais Salvaxes.
     O Rio Minho proporciona a Valença uma frente ribeirinha de mais de 20 Km's de extensão, hoje, possível de descobrir através do corredor verde da Ecopista do Rio Minho.
     A bacia hidrográfica do rio Minho é uma das duas em Portugal onde é possível, por exemplo, encontrar o salmão. Uma das espécies presentes a par do sável, savelha, lampreia, truta, entre tantas outras. Um espaço onde aparecem algumas espécies de mamíferos associadas ao meio aquático e vegetação ribeirinha, como a lontra que torna o rio Minho, na sua passagem por Valença, um habitat e corredor ecológico de elevada importância.
     Esta exposição é uma oportunidade para ficar a conhecer melhor a relação de Valença com o rio Minho, ao longo dos tempos, o seu aproveitamento, recursos e influência que o mesmo foi tendo na formatação da identidade desta cidade fronteiriça e ribeirinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário