A Refer anunciou nesta quinta-feira que até ao final do ano deverão arrancar as obras de uma empreitada da obra modernização da Linha do Minho.
Trata-se da construção da subestação de tracção eléctrica, um investimento de 4,5 milhões de euros, de um total de 84 milhões, cujo concurso público é anunciado no meio de uma polémica entre o Ministério da Economia e responsáveis do Eixo Atlântico provocada, precisamente, pela falta de informação sobre este projecto, considerado prioritário para as ligações entre o Norte e a Galiza.
Segundo um comunicado citado pela Lusa, a Refer mantém o compromisso de concluir a modernização dos 92 quilómetros do troço Nine/Viana do Castelo/Valença da Linha do Minho até 2019, “em alinhamento com o objectivo nacional de reforço estratégico da ligação ferroviária Porto-Vigo, reafirmada na XXV e na XXVI Cimeiras Luso-Espanholas realizadas em Maio de 2012 e em Maio de 2013, respectivamente”. Para já, vai ser lançada apenas uma das várias empreitadas da primeira fase, a de concepção e construção da subestação de tracção eléctrica, por 4,5 milhões de euros. A intervenção tem um prazo de execução de 870 dias, estimando-se o início dos trabalhos para o final de 2015.
A empresa recorda que o projecto de modernização do troço Nine/Valença, alternativa ao projecto de ligação em alta velocidade que o Governo Português abandonou com a intervenção da troika, inclui “a electrificação, a instalação de sistemas de sinalização electrónica, telecomunicações e controlo de velocidade, a intervenção em estações tendo em vista o cruzamento de comboios com 750 metros, intervenções diversas na via e obras de arte”. Entre elas, a REFER destacou “a estabilização de taludes e intervenções nos túneis de Seixas e de Gondarém, bem como a supressão de passagens de nível”.
Este projecto tem como principal objetivo criar condições para tornar o serviço ferroviário mais competitivo, quer na ligação internacional à Galiza, quer nas ligações inter-regionais e regionais ao Grande Porto-Minho. Actualmente o tempo da viagem entre Porto e Vigo é de cerca de duas horas e 15 minutos, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine. Este investimento permitirá reduzir o tempo da mesma viagem entre aquelas duas cidades para 90 minutos. Daí a “ansiedade” com que as autarquias da região, integradas com congéneres galegas no Eixo Atlântico, esperam, há muito, por dados concretos sobre este projecto considerado essencial para a competividade da Euro-região.
in Público
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