domingo, 24 de maio de 2015

Por que você deve visitar Valença do Minho, em Portugal?

Valença do Minho é uma histórica povoação do Norte de Portugal, sede de município, localizada bem na fronteira com Espanha, por ela separada pelo bonito Rio Minho, e bem rodeada de muralhas no alto de uma colina, ostentando o seu longo cariz defensivo. 
Valença foi de extrema importância no decorrer da Idade Média, no alto do Monte com uma vista privilegiada sobre a linha de fronteira, inúmeras vezes assediada pelo vizinho Espanhol, sendo igualmente local de passagem dos “Caminhos de Santiago”, que numa barca que partia do Cais de Valença, passavam o Rio Minho. 
A cidade de Valença é dominada pela fortaleza de duas torres e muralha dupla, dos séculos XVII e XVIII, ao estilo do engenheiro e arquiteto militar francês Vauban, existindo ainda vestígios das muralhas anteriores. Na Fortaleza funciona, hoje em dia, uma das mais conceituadas Pousadas de Portugal: a pousada de São Teotónio. 
Vários monumentos embelezam a vila de Valença, existindo na região várias casas brasonadas, solares minhotos e pequenos palacetes que demonstram o seu cariz de Vila fidalga, de importância económica desde cedo, como é o caso da quatrocentista Casa do Eirado, a Casa do Poço ou a bonita Quinta da Mota. 
O fervor religioso está patente nas Igrejas da Misericórdia (século XVI), da Colegiada de Santo Estêvão (século XIII), na Matriz de Santa Maria dos Anjos (século XIII) ou nas Capelas Militares do Bom Jesus (século XVII), na de São Sebastião, na de Nossa Senhora da Saúde e na do Nosso Senhor dos Esquecidos. 
Valença reparte-se entre empedradas ruas estreitas que respiram história, onde um existe um afamado e concorrido comércio, nomeadamente de produtos artesanais, com diversas pequenas e típicas lojas de comércio tradicional, destacando-se trabalhos em ouro, linho, cerâmica e vime. 
Vivi quase 6 anos em terras portuguesas. Começo a fazer um balanço de como foi tudo até chegar lá e posso garantir uma coisa: não foi tão árduo assim. Claro, nem tudo são flores, mas sem terrorismo, é possível.
Tudo começou em maio de 2008, recordo do meu primeiro trabalho, foi no Restaurante Bom Jesus, localizado numa área central da fortaleza, o largo de Bom Jesus onde há uma bela capela, com seus encantos medievais. Foram dois lindos meses. Foi lá que conheci iguarias seculares.
Servíamos pratos tradicionais como arroz de Lampreia, polvo à galega, arroz de mariscos, muito parecido com a paella espanhola, mas com um diferencial a se levar em consideração, o sabor legítimo e inigualável do tempero português. Demais...
Em seguida recebi uma proposta para trabalhar em uma empresa de exportação de artigos em cobre, no final de 2009 e, um ano mais tarde, fui para uma loja de eletrodomésticos, no centro da cidade de Valença. Peíodo fértil e muito feliz...
Minhas experiências enquanto no trabalho foram ótimas, conheci pessoas incríveis às quais sou grato eternamente.
 Mas os encantos de Valença, suas cores e cheiros, sua gente e seu jeito de ser são o que me faz sonhar em voltar um dia...
 Valença me proporcionou conhecer outros lugares encantadores, como Coimbra, a cidade do Porto, a majestosa Capital, Lisboa,  mas Valença, é especial. É como estar em casa...

Sem comentários:

Enviar um comentário