quarta-feira, 6 de maio de 2015

Eurocidade Lança Cooperação Inovadora no Mundo


A Eurocidade Valença Tui avançou com uma plataforma de interligação de serviços municipais presencial e on-line, uma iniciativa pioneira, lançada pela primeira vez no mundo por duas cidades, pertencentes a dois países.
     Os cidadãos da Eurocidade vão poder tratar de todos os assuntos municipais on-line, numa mesma plataforma, ou presencialmente em Valença ou em Tui, sem terem necessariamente de se deslocarem pelos vários serviços municipais das duas cidades.
     Esta nova plataforma vem otimizar os recursos da Câmara de Valença e do Concello de Tui com uma plataforma inovadora que permitirá a gestão compartilhada na prestação dos serviços públicos de forma a que os resultados da partilha dos recursos favoreça a cooperação transfronteiriça entre os concelhos.
     A Eurocidade Valença Tui caminha para uma convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades, promovendo a utilização de serviços comuns como instrumento dinamizador de convivência entre as pessoas de ambos os territórios, reforçando a cooperação e procurando conjugar esforços e recursos que facilitem o planeamento e a gestão conjunta de serviços e equipamentos municipais.
     A iniciativa tem o respaldo da C.C.D.R.N. – Comissão de Coordenação da Região Norte, da Xunta de Galicia , dos governos de Portugal e Espanha e da União Europeia.
     Estas ações enquadram-se no âmbito do projeto A.R.P.A.D., financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional inserido no P.O.C.T.E.P. - Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha – Portugal.
     Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, "Esta medida vai trazer grandes benefícios para os nossos munícipes e aprofundar a cooperação entre as duas margens do rio Minho. A Eurocidade Valença Tui é hoje uma referência de cooperação no contexto europeu e mundial".

Sem comentários:

Enviar um comentário