Valença celebra o Feriado Municipal, quinta-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio e dos Valencianos, atribuindo a Medalha de Mérito Municipal à Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.
O Feriado Municipal evoca São Teotónio, nascido em Valença e primeiro santo português, um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento meritório das instituições e personalidades dinamizadores e de projeção da cidade.
A Escola Superior de Ciências Empresariais vai receber a Medalha de Mérito Municipal pelos contributos que tem dado à cidade na formação das novas gerações valencianas. A E.S.C.E. Valença, do I.P.V.C., celebrou, em 2015, catorze anos de vida e de contributo valioso à qualificação e projeção do concelho e deste território transfronteiriço. A E.S.C.E. é um polo do I.P.V.C., uma instituição de ensino superior, sediada em Valença, que para além da sua vocação formadora interage com a comunidade dando aportes valiosos ao desenvolvimento social, cultural, desportivo e económico do concelho. Esta é uma instituição que, ano após ano, passo a passo, se tem consolidado e afirmado no panorama nacional do ensino superior, com um projeto formativo único, inovador e perfeitamente interligado com o mercado de trabalho.
As cerimónias oficiais começam às 9h00, de quinta-feira, 18 de fevereiro, com a colocação de uma coroa de flores na estátua de São Teotónio, na Fortaleza. Seguem-se as celebrações religiosas, às 9h30 e a sessão solene às 11h30 que contará com uma conferência do eurodeputado José Manuel Fernandes intitulada “Valença e a Europa 2020”.
As comemorações contam ainda com várias atividades culturais e desportivas.
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
Sem comentários:
Enviar um comentário