segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Apoio Municipal Elimina Lista de Espera em Valença

APPACDM Aumenta Vagas para Cidadãos com Deficiência Mental
Apoio Municipal permite a Valença aumentar a capacidade do C.A.O. - Centro de Atividades Ocupacionais e dar 100% de resposta às necessidades dos cidadãos com deficiência mental do concelho.
A obra de requalificação do C.A.O. Valença vem reforçar a capacidade do centro e proporcionar novas valências e estruturas de apoio aos utentes. Valença passa a poder acolher 30 utentes, possibilitando o regresso de cidadãos que, por falta de espaço, estavam deslocalizados da sua área de residência em Melgaço.
C.A.O. de Valença Reequipado
A intervenção incidiu  na readaptação completa do edifício com a criação de novas áreas, nomeadamente ginásio, balneários, sala sensorial, gabinete médico. Todas as demais áreas foram readaptadas dando novas funcionalidades ao centro.
A obra contou com uma verba de 40 mil euros, concedida pela Câmara Municipal. A par deste apoio a autarquia valenciana ajudou, ainda, com diversos materiais necessários para complementar a obra.
Respostas aos Cidadãos com Deficiência Mental
O C.A.O. Valença é uma estrutura de apoio ao cidadão com deficiência mental que tem um conjunto de valências. A estrutura funciona num edifício municipal, na avenida 25 de abril, gerido pela A.P.P.A.C.D.M. - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Os utentes do C.A.O. de Valença dispõem de ateliers de artesanato, A.V.D., reciclagem de papel, reciclagem de madeira, plásticos entre outros e sala de acompanhamento individualizado. A par destas atividades o centro proporciona atividades complementares de que se destacam atividades aquáticas, equitação terapêutica, expressão dramática, snoezelen, canoagem, tiro com arco, teatro, programa de saúde e de promoção da diferenciação emocional "Eu e o Outro".
O C.A.O. Valença tem, ainda, valências de Intervenção técnico/terapêutica nas áreas da psicologia, serviço social e serviço de saúde.
Os utentes do C.A.O. Valença dispõem, também, de uma área residencial, com um lar de apoio que proporciona aos residentes um ambiente familiar e de bem-estar.