quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Valença: Secretário de Estado da Juventude visitou instalações do Grupo Folclórico de Ganfei

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto esteve esta sexta-feira em Valença. João Paulo Rebelo visitou as instalações do Grupo Folclórico de Ganfei. Conduzido pelo vereador José Monte, o governante visitou o Museu Etnográfico daquela coletividade onde ficou a conhecer um pouco mais sobre o vasto leque de atividades levado a cabo por aquele grupo. 
O Grupo Folclórico de Ganfei foi fundado há mais de 60 anos, mais precisamente a 1 de outubro de 1951. Os trajes que apresenta são originais da terra, denominados de «encosta da serra». Conta com inúmeras actuações em Portugal. Espanha e França, tendo gravado discos comerciais e participado em programas da Emissora Nacional e da Rádio Clube Português. Em 2007, gravou um CD e um DVD no Palácio da Brejoeira, em Monção, ex-libris da região relacionado com o Vinho Alvarinho.
Este Grupo possui Medalha de Prata de Mérito Municipal de Valença, é sócio fundador da Federação do Folclore Português, está inscrito na Fundação INATEL, como Centro de Cultura e Desporto, é Associação RNAJ e possui Declaração de Utilidade Pública.
De referir que a visita de João Paulo Rebelo enquadra-se num roteiro que o Secretário de Estado está a fazer por várias associações do distrito de Viana do Castelo.
in Rádio Vale do Minho