segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Já arrancaram as obras de beneficiação do Aeródromo de Cerval

As Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira e de Valença acabam de assinar o auto da consignação da obra de requalificação do Aeródromo de Cerdal. Com um prazo de execução de 60 dias, a beneficiação daquela infraestrutura representa uma mais-valia económica e turística, não só para ambos os concelhos como para toda a região alto-minhota.
A intervenção no Aeródromo de Cerval surge na sequência do protocolo de cooperação assinado no passado dia 9 de julho, em que os dois municípios vizinhos acordaram a necessidade de dotar aquela infraestrutura de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza.
As obras já iniciadas visam a terraplanagem, a pavimentação, marcação e aumento da pista, para os 750 metros. O prazo de execução previsto é de 60 dias, sendo que cada município comporta 50% dos custos.
O objetivo é contribuir para uma maior funcionalidade e comodidade do Aeródromo, bem como reforçar a sua capacidade no contexto da Península Ibérica. As intervenções em curso vão ainda abrir novas janelas de oportunidade à criação de condições para a realização de voos turísticos, reforçar o apoio à proteção das florestas da região, bem como acolher aviões ligeiros.
O Aeroclube de Cerval é a estrutura associativa a quem compete a gestão da utilização do espaço, tendo sido formada por pilotos, portugueses e espanhóis, a 16 de setembro de 1992. Inicialmente contava com seis aviões, hoje, são já mais de 60 as aeronaves aqui estacionadas nos vários hangares, com uma área de cinco mil metros quadrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário