sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A maior mostra coletiva de presépios está em Valença

Os presépios foram espalhados por praças e pracetas de 27 ruas e outros espaços públicos de Valença, que já ganhou o título de "Cidade Presépio" do Alto Minho.
Madeira, ferro, barro, papel, pano ou musgo. Estes são alguns dos materiais vários que dão forma neste Natal a expressões artísticas que fazem de Valença a “Cidade Presépio” do Alto Minho. Ao todo, são mais de 400 os presépios espalhados pela via pública, numa iniciativa municipal que visa promover a atratividade da cidade nesta época.
Um desses presépios pesa quatro toneladas e foi feito de troncos de madeira trabalhados por um escultor de Valença. As seis figuras, com uma altura média de 2,40 metros, representam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os reis Magos, expostas na rotunda da Trapicheira.
A ideia começou em 2012 e aos poucos foi-se transformando “na maior mostra coletiva de presépios de Portugal”, que foram distribuídos por praças e pracetas de 27 ruas e outros espaços públicos da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo.
A mostra coletiva de presépios tem no núcleo museológico o polo central, onde se encontra exposto um presépio mecânico, representativo de uma aldeia da Palestina e evocativo do nascimento de Jesus. A criatividade estende-se depois à loja de turismo, às praças e ruas da fortaleza, candidatada a Património Mundial pela Unesco, mas também às artérias da cidade nova com criações artísticas das associações e instituições do concelho.
O comércio local associa-se à iniciativa. Os cerca de 300 estabelecimentos comerciais, situados no interior e exterior da fortaleza, expõem, nas montras, as obras concebidas para este Natal. “Valença Cidade Presépio” completa-se com a iluminação artística e a animação preparada pela autarquia e que se prolonga até 08 de janeiro de 2017. Uma pista de gelo, o comboio de Natal que une a eurocidade Valença e Tui, na Galiza, os concertos de Natal, a feira de artesanato de Natal e a festa dos reis integram a programa deste ano.
Em 2015, e segundo números avançados pela Câmara Municipal, “só num fim de semana”, a fortaleza recebeu mais de 33 mil pessoas que “visitaram a animação de Natal”. Os 33.855 visitantes foram registados pelo sistema de leitura em tempo real, instalado em janeiro último nas principais portas de acesso à Fortaleza, contabilizando quer o número de entradas de pessoas a pé, quer de viaturas.
A fortaleza de Valença, monumento nacional, candidata a Património da Humanidade, assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
A fortaleza desempenhou um papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército. A presença militar só terminou em 1927, com a saída do último batalhão do Exército.

Sem comentários:

Enviar um comentário