domingo, 11 de dezembro de 2016

O Pelourinho de Valença

A povoação de Valença, implantada sobre o rio Minho, e fronteira à historicamente importante cidade espanhola de Tuy, foi ponto fundamental de travessia ao longo da Idade Média, e praça forte de particular interesse estratégico. Também os peregrinos a Santiago de Compostela cruzavam o rio a partir do seu cais, tal como muito antes o haviam feito as populações romanizadas. De facto, o pelourinho de Valença é constituído por um marco miliário do imperador Tibério Cláudio, que assinalava a via romana ligando Braga a Tuy e Lugo, passando, entre outras localidades, por Prado, Ponte de Lima e Paredes de Coura (Via XIX Bracara / Lucus, conforme consta do Itinerarium Antonini). 
Apesar da antiguidade do monólito, a sua utilização como pelourinho não está relacionada com qualquer das cartas de foral atribuídas a Valença, durante muito tempo conhecida por Contrasta, pela sua localização em oposição a Tuy. O primeiro foral foi outorgado no reinado de D. Sancho I, a par da ordem de povoamento da terra, e confirmado por D. Afonso II; seguiu-se-lhe novo foral, por D. Afonso III, utilizando-se já o topónimo de Valença (1262), e por fim o foral manuelino, de 1512. Não se conhece a existência de pelourinho anterior àquele aqui referido, erigido no século XVII, mediante o aproveitamento da peça romana. Este marco miliário, originalmente colocado no sítio de Arinhos, onde se fazia então a travessia, foi descoberto na década de oitenta do século XVII, e levado para a vila, onde fez as vezes de picota. Está presentemente levantado numa extremidade do adro da Igreja de Santo Estêvão, junto a um cruzeiro. 
Trata-se de um marco miliário epigrafado, cilíndrico e monolítico, com cerca de 2 m de altura por 50 cm de diâmetro, de superfície lisa, à excepção da área epigrafada (sensivelmente no terço superior do monumento). A inscrição consta do seguinte texto: Ti CLAUDIUS, CAESAR, AUG. / GERMANICUS PONTIFEX / MAX. IMP.V. COS. III TRIB. / POTEST III P.P BRACA XLII, de tradução "O imperador Tibério Cláudio, césar augusto, máximo pontífice germânico, cinco vezes imperador, cônsul três, e três do poder tribunício, pai da pátria. Daqui a Braga 42 milhas". A distância a Braga é aqui dada em relação à cidade de Tuy, e é rigorosa. A referência à terceira detenção de poder tribunalício por parte do imperador permite datar a intervenção, neste troço da via, do ano 43 da nossa era (século I d.C.). 
Neste contexto, será interessante referir ainda o vizinho Pelourinho de Bertiandos, em Ponte de Lima, que inclui na sua estrutura um marco miliário romano da mesma via romana.
Está Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
in Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário