quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

25º Aniversário do Coral Polifónico de Valença


O Coral Polifónico de Valença comemora as suas bodas de prata, este fim-de-semana, com um programa especial, na Alfândega Cultural.
No dia 18 de Fevereiro, a partir das 21h00, o anfitrião actuará com o Coral de Verdoejo e a guitarra clássica de José Alberto Martins Pinto. No dia seguinte, pela mesma hora, actuará a Tuna Veterana de Viana do Castelo, a Tuna Masculina da Faculdade de Economia do Porto e a Ronda Típica deste Coral.
O Coral Polifónico de Valença é constituído por 26 elementos sob a direcção artística da Drª. Maria Boa Nova Teixeira Santos.
Esta associação tem uma segunda componente, chamada «Ronda Típica», composta por cerca de dez instrumentistas e um total de 11 vozes, que prossegue o objectivo de divulgar a música tradicional portuguesa.
A 23 de Janeiro de 1985, em Valença, um grupo de pessoas dirigidas pelo Padre José Maria Pereira do Vale, Pároco de Valença, decidiu iniciar uma actividade Coral com fins culturais e, ocasionalmente, também litúrgicos.
O Coral Polifónico de S. Teotónio nasce a 18 de Fevereiro de 1986, dia de S. Teotónio e Feriado Municipal, faz a sua apresentação pública com um concerto no salão Nobre da Assembleia Valenciana.
Já foi galardoado com a Medalha de Prata de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Valença e também com Medalha de Prata pela Santa Casa da Misericórdia, aquando da comemoração do quinto centenário da sua fundação. Ao longo destes anos, tem desenvolvido a sua actividade como veículo de cultura.
Participou em variadíssimas iniciativas tais como o XVI e o XVII Encontro de Coros do Norte de Portugal, Encontros Convívio de Coros do Distrito de Viana do Castelo (tendo organizado o III Encontro em Valença), Festival de Coros em Nigran – Espanha, actuação em Lisboa, nos VII e XX Convívios da Liga dos Amigos de Valença, solenizando a liturgia e oferecendo um Espectáculo – Concerto, as Jornadas Teotonianas - em Monção, participação anual nos Encontros Internacionais de Coros da Ribeira do Baixo Minho, tendo organizado já o 4º, 8º, 12º e 16º Encontros, Colaboração litúrgica nas seguintes festividades: S. Telmo em Tuy – Espanha, Sr. dos Esquecidos, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Faro, em Valença.
Colaborou nas semanas culturais promovidas pela Escola Secundária de Valença e pela Escola Superior de Ciências Empresariais e pela Câmara Municipal.
Colaborou litúrgicamente na freguesia de Cornes - Vila Nova de Cerveira, cantando uma missa transmitida pela estação de televisão – TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário