terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lampreia do Rio Minho em Valença


A restauração valenciana promove a jornada da lampreia, nos fins de semana de Fevereiro e Março. 29 restaurantes apresentam o “Arroz de Lampreia” e a “Lampreia à Bordaleza”.
Esta é uma oportunidade singular para saborear um dos pratos mais genuínos da gastronomia tradicional de Valença, confeccionado e apurado há séculos em terras valencianas. Uma oportunidade, também, para (re)descobrir os encantos do concelho, numa época repleta de animação cultural e recreativa.
    Trilho pedestre, cross na Praça-Forte, BTT Raid Tour,  teatro, museus abertos ao fim de semana, a segunda Mostra da Lampreia do rio Minho com degustação, são algumas das actividades que Valença vai proporcionar durante os meses de Fevereiro e Março.
    Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “esta iniciativa  coloca em evidência a restauração mais genuína e singular de Valença e da região”, com um prato que mostra um produto genuíno “que se não é a melhor lampreia do mundo, passa a sê-lo”
    Além da promoção deste recurso local, com a apresentação nos restaurantes de Valença de vários pratos confeccionados com a famosa lampreia, nomeadamente o “Arroz de Lampreia” e a “Lampreia à Bordaleza”, foi criada uma rede intermunicipal com o objectivo de certificar este produto gastronómico e criar uma Confraria da Lampreia do Rio Minho.
    A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, no âmbito da Rede Intermunicipal de Promoção da Lampreia do Rio Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário