A restauração valenciana promove a jornada da lampreia, nos fins de semana de Fevereiro e Março. 29 restaurantes apresentam o “Arroz de Lampreia” e a “Lampreia à Bordaleza”.
Esta é uma oportunidade singular para saborear um dos pratos mais genuínos da gastronomia tradicional de Valença, confeccionado e apurado há séculos em terras valencianas. Uma oportunidade, também, para (re)descobrir os encantos do concelho, numa época repleta de animação cultural e recreativa.
Trilho pedestre, cross na Praça-Forte, BTT Raid Tour, teatro, museus abertos ao fim de semana, a segunda Mostra da Lampreia do rio Minho com degustação, são algumas das actividades que Valença vai proporcionar durante os meses de Fevereiro e Março.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “esta iniciativa coloca em evidência a restauração mais genuína e singular de Valença e da região”, com um prato que mostra um produto genuíno “que se não é a melhor lampreia do mundo, passa a sê-lo”
Além da promoção deste recurso local, com a apresentação nos restaurantes de Valença de vários pratos confeccionados com a famosa lampreia, nomeadamente o “Arroz de Lampreia” e a “Lampreia à Bordaleza”, foi criada uma rede intermunicipal com o objectivo de certificar este produto gastronómico e criar uma Confraria da Lampreia do Rio Minho.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, no âmbito da Rede Intermunicipal de Promoção da Lampreia do Rio Minho.
Sem comentários:
Enviar um comentário