terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Valença Cidade Activa Colectividades Valencianas Mostram Valores Locais


As associações valencianas estão a marcar um novo ritmo, por iniciativa própria, na dinâmica cultural, desportiva e recreativa do concelho. A aposta da Câmara Municipal, em proporcionar meios e incentivos às colectividades do concelho, está já a dar frutos.
Valença está a apresentar uma programação de grande qualidade, feita com a prata da casa,  que proporciona um cartaz atractivo regular com efeitos notórios na dinâmica local  e no número crescente de turistas.
    Para Jorge Mendes, Presidente da Câmara  “é um prazer ver a nossa gente e a nossa cultura com esta dinâmica. Somos uma terra com história, com cultura, com tradições e com gente que a sabe preservar e valorizar. Parabéns! Continuem assim! Valença e os valencianos agradecem”.
    O destaque do último fim de semana foi para a Primeira Feira das Antiguidades,  o arranque dos fins de semana gastronómicos da Lampreia e os almoços das delícias do porco em Cerdal e Fontoura.
    A primeira Feira das Antiguidades de Valença contou com a presença de 50 antiquários e cativou a visita de milhares de curiosos pelas coisas antigas. A organização partiu do Núcleo do Sporting de Valença e vai decorrer, sempre, no primeiro domingo do mês.
    Os fins de semana gastronómicos da Lampreia decorrem em 29 restaurantes aderentes do concelho com o arroz de lampreia e a lampreia à bordaleza, durante os meses de Fevereiro e Março.
    Em Cerdal, por iniciativa dos “Camponeses Minhotos” e em Fontoura pela Comissão de Festas de São Gabriel  os almoços / convívios das delícias  do porco reuniram mais de 700 comensais para saborear os vários produtos gastronómicos proporcionados pelo porco.

Sem comentários:

Enviar um comentário