segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“Eu Sou Tu” em Valença - Oficina de desenho, experimentação do corpo e escrita criativa


A Biblioteca Municipal de Valença vai promover, a última das quatro sessões da oficina de desenho, experimentação do corpo e escrita criativa, “Eu Sou Tu”, com Miguel Horta, quarta-feira,  16 de Fevereiro, às 10h00.
O projecto consiste numa oficina de desenho, experimentação do corpo e escrita criativa, utilizando grandes folhas de papel de cenário que funcionam como uma espécie de espelho.
Os participantes são convidados a deixar a sua marca, junto com a dos colegas, na grande folha de papel, fazendo surgir um contorno somado das diversas partes dos seus corpos. 
Tudo isto é feito com marcadores contornando o limite do corpo deitado sobre uma grande folha. Alguns objectos encontrados no interior da biblioteca e "coisas estranhas" surgidas da "caixa de recursos" do mediador servem de adereços às projecções gráficas. 
Depois, é proposto um exercício de escrita imaginativa, atribuindo uma história e conteúdo às personagens inventadas nesse suporte.
Esta actividade terá a sua continuação na escola, garantida por um professor de artes visuais e pelo responsável da Biblioteca Escolar ou professor de Língua Portuguesa. 
Este atelier trabalha a competência do trabalho colectivo, o corpo e a escrita criativa. Destina-se a jovens integrados em turmas dos Cursos de Educação e Formação (C.E.F.) e/ou turmas difíceis e de insucesso escolar (Ensino Básico do 3º Ciclo).
Esta oficina decorreu ao longo de ano e meio e englobou 4 turmas diferentes no concelho de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário