quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Feriado Municipal de Valença Comemorações dos 850 anos do 1º Santo Português


Valença celebra o seu Feriado Municipal, no próximo 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, valenciano e primeiro santo português, com um amplo programa de comemorações protocolares, religiosas, culturais e populares, promovidas pela Câmara Municipal e diversas entidades locais.
As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 10h00, em homenagem ao santo.
Os actos continuam na galeria da Loja de Turismo onde será inaugurada a exposição “São Teotónio – Cónego Regrante”.
Segue-se uma sessão solene, no auditório dos Paços do Concelho, antecedida pela Parada dos Bombeiros de Valença. Destaque para a conferência do escritor e jornalista Francisco José Viegas que decorrerá no âmbito da sessão solene.
Durante a tarde decorrerão os festejos populares e religiosos na freguesia de Ganfei.
Com estas actividades iniciam-se as comemorações dos 850 anos do falecimento de São Teotónio que durante este ano e o início de 2012 pretende reviver e projectar a imagem do valenciano primeiro santo português. A Câmara Municipal em parceria com a Confraria de São Teotónio, as dioceses de Tui/Vigo, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu e Beja, entre mnuitas outras entidades estão a preparar um amplo programa de actividades.

Exposição “São Teotónio – Cónego Regrante”
18 de Fevereiro a 18 de Março
Loja de Turismo de Valença
Paiol de Marte – Praça-Forte de Valença
Tlf. 251 823 329
Horário: 9h às 12h30 e 14hàs 17h30 (segunda-feira a sábado)
Nota: Estará aberto esta sexta-feira, sábado e domingo por motivo do Feriado Municipal e Fim de Semana Gastronómico.

Breve Biografia de São Teotónio
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protector da Nacionalidade
Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162.
São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Sem comentários:

Enviar um comentário