terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Requalificação das Talhas da Igreja Matriz de Valença


A Câmara Municipal de Valença está a apoiar o restauro da talha  da  Igreja Matriz de Santa Maria dos Anjos, um templo do séc. XIII, um dos edifícios mais emblemáticos do património da cidade.
A intenção da paróquia é restituir, tanto quanto possível, à traço e cores originais, os altares, as imagens e diversos adereços litúrgicos pertencentes a esta igreja. A autarquia valenciana concedeu recentemente 15 mil euros para apoiar esta intervenção. Este valor vem reforçar anteriores apoios da autarquia e o grande esforço da Comunidade Paroquial de Valença na recuperação deste importante legado patrimonial.
O objectivo geral da intervenção é colocar o templo de Santa Maria dos Anjos como um espaço referência na Praça-Forte de Valença, transformando-o num museu religioso integrado no circuito de visitas à fortificação valenciana.
A intervenção nas talhas dos altares tem permitido descobertas de grande valor artístico e patrimonial, particularmente no altar em pedra que se escondia atrás de um dos altares de talha.
A Igreja de Santa Maria dos Anjos, localiza-se no interior da Praça-Forte de Valença, é uma autêntica jóia da arquitectura religiosa, com marcas do românico tardio, quinhentista, tardo-barroca, neoclássica e revivalista. È  uma igreja de planta longitudinal, composta de nave e capela mor, mais baixa e estreita. A fachada principal destaca-se pelo portal revivalista, em neoromânico. Nas fachadas laterais destaca-se a cornija sobre cachorros zoomórficos, antropomórficos românicos. No interior possui baptistério no lado do Evangelho, dois retábulos laterais e o retábulo da capela lateral da Epístola neoclássicos.
A Igreja de Santa Maria dos Anjos localiza-se no topo norte da fortificação valenciana, um espaço onde, ainda, é possível apreciar a Capela da Misericórdia e a das Carlas.

Sem comentários:

Enviar um comentário