sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012 Um Ano Estruturante para Valença


Valença aprovou um orçamento de 22 milhões de euros para 2012 marcado pela consolidação das contas municipais, o lançamento de obras estruturantes para o concelho e um reforço das responsabilidades sociais.

        Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença “Esta proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2012 assentam no rigor e na eficiência mas, também, na responsabilidade social”.

Entre as obras mais emblemáticas, apontadas neste documento, destacam-se a Requalificação Urbana do Centro Histórico, o Centro de Inovação e Logística de Valença, a intervenção na Assembleia Valenciana, a requalificação do Pavilhão Desportivo Municipal, a ampliação da Rede de Saneamento Municipal, a ligação da Ecopista a São Pedro da Torre e a conservação e beneficiação da rede viária nas freguesias. 
A consolidação das contas municipais, economizando o máximo e a extraindo a máxima operacionalização da estrutura municipal, é uma preocupação chave, transversal a todas as áreas da ação municipal.
Este orçamento está marcado, pela crescente diminuição das transferências da Administração Central para as autarquias o que está a implicar esforços adicionais para manter a estrutura operacional e lançar investimentos estruturantes para o concelho.
Jorge Salgueiro Mendes, assegura que, apesar de todos os esforços de contingência financeira, todas as intervenções estruturantes apontadas neste P.P.I. tem enquadramento financeiro e técnico assegurado. No entanto é fundamental aprofundar a seletividade no investimento, a reestruturação dos serviços municipais e o reforço das relações de solidariedade e partilha de esforços entre a Câmara Municipal, freguesias, associações e coletividades.
O potenciar a memória coletiva de Valença, afirmar Valença como destino Turístico do Noroeste Peninsular, construir um futuro com qualidade de vida para todos, potenciar a urbanidade da Cidade de Valença e reforçar a centralidade, no contexto da Euroregião Norte de Portugal / Galiza, são as grandes linhas estratégicas de alcance deste documento. Objetivos estratégicos que estão no espírito da concretização da Eurocidade Valença / Tui e no avanço do processo de candidatura da Fortaleza a Património Mundial, dois projetos transversais à sociedade valenciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário