quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

OS COPYCAT VENCEM PRÉMIO DO PÚBLICO NO IV UNITED IN SOUND, NA FNAC DO GAIASHOPPING


A Banda Rock de Valença Soma Vários Temas Originais em Português. No dia 5 de Novembro de 2011, a banda COPYCAT venceu o prémio do público da final do IV United in Sound na FNAC do GaiaShopping, organizado pela Câmara Municipal de Gaia. Para chegarem a esta fase, concorreram cerca de 60 projetos músicais, só 6 foram selecionadas. COPYCAT foi a única banda a representar o Minho na final, sendo as outras cinco de Gaia e Porto. Os seis grupos musicais foram escolhidos por um júri formado por Luís Machado, (FNAC), Isidro Lisboa (Rádio Nova) e Rui Barraca, do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gaia. Copycat, Comboio Fantasma, Hellcome, Us&them, Burro de Barro e Comic Book tiveram a oportunidade de apresentar temas inéditos durante uma atuação de cerca de vinte minutos.
Foram atribuídos os prémios para a banda vencedora – Us & Them, prémio do público - Copycat e menção honrosa – Comboio Fantasma. O prémio do público foi atribuído a partir da banda mais votada na página do facebook do concurso, no qual COPYCAT teve um apoio fortíssimo e liderou a votação desde o inicio até ao fim.
De salientar que o United In Sound é um evento ibérico que contou igualmente com a participação de diversos projetos de bandas espanholas.
No dia 4 de Novembro o grupo de rock COPYCAT também esteve presente no concurso Deciloud 2011, organizado pela Caixa de Som e Câmara Municipal de Matosinhos, um concurso de bandas rock onde o apuramento é efetuado sem júris, sem interesses, apenas conta com o voto sonoro do público.
No dia 3 de Dezembro a banda COPYCAT deslocou-se a terras da Serra da Estrela, mais concretamente à cidade de Seia, para o 15º Festival de Música Jovem Seia organizado pela Casa da Juventude Dª Ana  Nogueira, um evento Ibérico com o apoio Institucional do Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal de Seia, Junta de Freguesia de São Romão, Junta de Castilla y León e Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda. Estiveram presentes bandas de diversas zonas de Portugal e Espanha.
A banda COPYCAT formou-se numa garagem, em meados de 2006, por um grupo de amigos das localidades de Valença, Monção e Ponte de Lima , com o gosto comum pela música rock /pop, tocando covers de bandas famosas.
O nome Copycat surge pelo fato da afeição de um dos membros da banda à literatura policial e copycat ser um tipo comportamento criminal baseado em crimes realizados no passado, daí a analogia com os covers.
Vindos de experiências musicais diversas desde grupos de baile, tunas académicas e formação a nível de conservatório, a banda COPYCAT estreou-se a 28 de Julho de 2006, num festival de bandas de garagem, em Monção. A formação inicial era composta por Nuno Fernandes (voz principal e guitarra), André Coelho(baixo e coros), Paulo Gomes(guitarra) e os irmãos Hilário Cerqueira(teclados e coros) e Sérgio
Cerqueira(bateria). Por razões de falta de disponibilidade, e passados poucos meses, Nuno Marques e Miguel Serra substituem os 2 irmãos no teclados e bateria, respetivamente. Seguiram-se então numerosos concertos em bares, festivais de rock e eventos de solidariedade, em formato elétrico e acústico, na região, Moimenta da Beira e com uma forte participação no sul da Galiza.
Em meados de 2008 junta-se à banda Tomé Parente como guitarrista e compositor de temas em português. No final de 2009, Paulo Gomes abandona a banda por divergência a nível do caminho a seguir pelo projeto e surgem os primeiros originais com letras escritas em português, abrindo-se assim um novo caminho de criatividade e originalidade No mesmo ano é gravada uma versão inicial dos originais e concorrem ao festival
Termómetro. A maquete foi elaborada no início de 2011, com 5 temas, sendo eles “Contradição Inconsciente”, “Quero Respirar, Quero Avançar”, “Sentimento de Sentir” , “Silêncio por Favor” e “És”. A apresentação da maquete é efetuada no dia 22 de Julho de 2011 num bar muito conhecido de Valença o bar “Quê?”.
No dia 2 de Setembro de 2011, a banda COPYCAT participou com dois temas no programa televisivo Verão Total da RTP realizado em Valença.
Desde o inicio do ano a banda já criou mais 5 temas originais “O Pássaro que Caminha no o Ar”, “Mais Forte”, “O Inútil Também Merece uma Canção”, “Ataque de Raiva”, “Dorme Dorme Incompetente”, estando neste momento a desenvolver mais temas.
Atualmente a banda COPYCAT efetua atuações com covers e originais, participando em concursos e festivais de forma a promover o seu projeto musical.
Esta banda de Valença apresenta-se ainda a todos nas redes sociais, nos sítios da internet:
www.copycat.pt.vu;  www.facebook.com/copycatpt, www.myspace.com/copycatpt
in jornal "O Valenciano"

Sem comentários:

Enviar um comentário