A apresentação pública do programa Valença Finicia, o novo instrumento financeiro de apoio à dinamização empresarial local, decorre sexta-feira, 27 de Julho, às 17h00, nos Paços do Concelho. No ato será assinado o protocolo entre os parceiros, Câmara Municipal, Caixa de Crédito Agrícola, IAPMEI, Norgarante, UEVM e Escola Superior de Ciências Empresariais.
Valença Finicia pretende estimular e orientar investimentos, a realizar por micro e pequenas empresas existentes ou em fase de criação, no concelho de Valença, com atividade ou projeto empresarial de relevância local. Esta é uma oportunidade, sobretudo para os jovens, de concretizarem iniciativas inovadoras e criativas, numa ocasião que é tão difícil o acesso ao crédito.
O Programa FINICIA tem o objetivo de facilitar às empresas de menor dimensão o acesso ao crédito. Apresenta-se um produto financeiro inovador e atrativo, comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado, com um aporte de 10 mil euros por projeto com taxa Euribor a 180 dias e um spread de 1,5%.
Os mecanismos e procedimentos de pedido de financiamento, através do Fundo, pretendem-se simples e desburocratizados e os processos de tomada de decisão e concretização da operação, rápidos.
Podem candidatar-se ao programa Valença Finicia as micro e pequenas empresas do concelho que pretendam desenvolver projetos empresariais nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, agro-industria, construção e serviços.
A Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE) e a União Empresarial do Vale do Minho prestarão apoio na elaboração dos projetos e organização das candidatura. O acompanhamento e execução financeira e física dos projetos ficará a cargo da ESCE e do Município de Valença.
Sem comentários:
Enviar um comentário