quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estaleiro Municipal ganha parque para viaturas e materiais


A Câmara ampliou o estaleiro municipal para, num único espaço,  concentrar e controlar todos os materiais sobrantes das obras e criar  estacionamento coberto para as suas viaturas, num investimento de cerca de 200 mil euros. Esta medida facilita o seu inventário e melhora as condições de armazenamento e vigilância.
O atual edifício, no seu interior, alberga alguns dos serviços municipais tais como serralharia, carpintaria, armazenamento do material do serviço externo de águas e obras e, uma secção para armazenamento dos consumíveis dos demais serviços da câmara.
O espaço exterior dos estaleiros confinava com uma área bastante limitada e era evidente a necessidade de o ampliar para que, efetivamente, se pudessem concluir uns estaleiros municipais no sentido mais lato do termo. 
Para Jorge Salgueiro Mendes, “trata-se de um investimento estratégico e da necessidade de zelar melhor dos materiais e equipamentos municipais,  permitindo criar um espaço único onde serão criadas novas valências e será ainda armazenado, inventariado e devidamente controlado todo o material ali depositado e recolhido”.
A criação deste espaço que já se encontra vedado, era uma necessidade já que vem colmatar uma falha que se prendia com a dificuldade em se fazer um controle rigoroso e, a correta localização do material retirado das diversas obras e que poderá ser aplicado em novas intervenções.
Este material é utilizado em obras da autarquia e das juntas de freguesia, o que    permite grande economia na aquisição de matérias primas.  A título de exemplo, a pedra, o cubo, a telha e o mosaico extraída das  obras da fortaleza e da Quinta da Mota já se encontra todo concentrado neste espaço, podendo ser reutilizado a qualquer momento, uma vez que se encontra em boas condições.
O passo seguinte será a construção de um coberto para abrigo de todas as  viaturas municipais e de transporte escolar. Esta intervenção iniciar-se-á em breve com o objetivo de evitar que estas fiquem mais tempo expostas à adversidade atmosféricas, contribuindo-se assim para prolongar a vida útil destes equipamentos, mantendo-as em bom estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário