quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mosteiro de Sanfins Ganha Vida com Sanfins Medieval


O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe a iniciativa Sanfins Medieval – Encontro Galaico Minhoto, em 28 e 29 de Julho, uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.
O mosteiro esteve ao abandono durante muitos anos, uma situação que a Câmara Municipal tem vindo a inverter, com a sua valorização e proteção, realizando a limpeza das áreas  envolventes ao complexo e caminhadas com visita a este monumento. 
Um fim de semana medieval, com ceia, visitas guiadas, trilhos pedestres, serenatas, ateliers de pintura e recitais de poesia trovadoresca. Dois dias com um programa aliciante que remete o visitante para a época medieval e um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa românica, classificado como monumento nacional.
Do programa de Sábado, 28 de Julho, destaca-se a visita guiada ao mosteiro, orientada por um historiador, a partir das 19h30. Segue-se a ceia medieval, com Cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo e outras iguarias da época, acompanhado dos bons vinhos da região. Para as 21h30 está programada uma explicação histórica sobre o mosteiro, seguida de declamação de poesia e cantigas de amigo musicadas. A noite remata com uma serenata a cargo do Grupo de Fados de Aveiro e uma queimada galega.
Domingo, 29 de Julho, destaca-se o trilho pedestre transfronteiriço, com saída da praça da Catedral de Tui, até ao Mosteiro de Sanfins, pelo percurso do PRG19 e a travessia do rio Minho em barcas entre Caldelas e Friestas.
O almoço decorrerá no recinto do mosteiro com iguarias gastronómicas locais. Do programa de domingo consta, ainda, uma visita guiada ao mosteiro e durante a tarde os Latidos Galaico Minhotos. 
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e a colaboração da Asociacion Cultural “A Insua” de Caldelas.
A participação no almoço e ceia implica uma pré-inscrição para os nºs 962372153 / 965405545.

Sem comentários:

Enviar um comentário