sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Centro de Inovação e Logística de Valença–C.I.L.V.

Valença avança com a segunda fase do Centro de Inovação e Logística de Valença, na Quinta da Mota. O novo campus universitário da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença tem um valor de investimento de 5 milhões de euros e um prazo de execução  de 635 dias a cargo da empresa Cari Construtores. O valor total das duas fases ronda os 6 milhões de euros.
Durante o mês de setembro está previsto arrancar a empreitada de construção  do edifício central do  C.I.L.V. que vai agregar, num só espaço, o campus da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, o Centro de Divulgação de Ciência, o Centro de Formação Autárquico (CFAut), um Ninho de Empresas e o Centro de Apoio às Atividades Empresariais da Região.
Os edifícios centrais, correspondentes à segunda fase, completam um conjunto de intervenções, em fase final de execução, nomeadamente as áreas verdes, de lazer e de estacionamento do C.I.L.V. e que implicaram um  investimento próximo dos 800 mil euros.
Um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, um espelho de água, uma pista de manutenção, um campo desportivo multiusos e várias praças são algumas das grandes marcas da primeira fase. Faixas de estacionamento na avenida Pinto da Mota e rua dos Seixos, com capacidade para 300 viaturas servirão de apoio ao C.I.L.V. e ao parque, bem como uma nova rotunda para redistribuição do tráfego entre a avenida Pinto da Mota e o acesso à Urgeira, através da Rua dos Seixos e futuramente para a EN 101.
O C.I.L.V. é o maior investimento de sempre realizado no concelho de Valença, de uma só vez e um estimulo fundamental que o Estado dá à sociedade, desta região transfronteiriça. 
A obra é financiada, em 85%, pelo Eixo Prioritário III, do Programa Operacional Regional, O.N.2., depois  de aprovada ma Bolsa de Mérito da C.I.M. Alto Minho.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, considera “O C.I.L.V. é um equipamento vital para o futuro de Valença  e terá um efeito âncora na formação das novas gerações, na dinamização económica, cultural e social de toda esta região transfronteiriça. Esta é a maior aposta de sempre na educação, nas novas gerações e capacitação de Valença para enfrentar os desafios do futuro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário