A Câmara Municipal de Valença aprovou a criação do Centro de Medicina Desportiva, nas instalações da Piscina Municipal, para apoiar os atletas das coletividades do concelho.
O Centro de Medicina Desportiva de Valença tem como objetivo a prestação de serviços de prevenção da morte súbita e das lesões, a melhoria da performance desportiva e a formação dos agentes desportivos.
Os exames proporcionados por este centro incluem consulta de enfermagem, com avaliação biométrica, acuidade visual e auditiva, medição de tensão arterial, eletrocardiograma e educação para a saúde. Consulta médica com exame clínico completo, nomeadamente auscultação cardíaca e validação dos exames completam o serviço.
A Câmara Municipal de Valença suportará 50% do custo de cada exame, para os atletas das coletividades valencianas.
Com este protocolo Valença vai ganhar, também, a presença de uma equipa de enfermeiras ou medico com desfibrilador automático externo, com capacidade para prestar o suporte básico de vida nos eventos desportivos municipais.
A criação desta estrutura resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a uma empresa da região na área da saúde.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “este serviço vai trazer uma mais valia às prática desportiva em Valença e uma maior segurança às coletividades, atletas e famílias”.
Sem comentários:
Enviar um comentário