A Casamata Abobadada, das Portas do Meio, na Fortaleza, apresenta uma exposição sobre a história medieval de Valença, com réplicas de armamento da época, durante o mês de Agosto.
Uma réplica de uma catapulta medieval, em tamanho real, é o grande atrativo deste espaço. A catapulta era um mecanismo, com uma espécie de braço, para lançar projéteis de certa dimensão, nomeadamente pedras, aos exércitos invasores, ou nos tempos de conflito com Espanha, para a fortificação de Tui.
Réplicas de armas de combate corpo-a-corpo e de hastes enriquecem esta amostra, em especial as espadas, os manguais e punhais, ou as lanças e as bestas.
As bandeiras e os estandartes medievais completam esta mostra que pretende proporcionar uma viagem pela história militar medieval de Valença.
A Fortaleza de Valença, hoje, evocativa do sistema abaluartado e com mais de 5 Km's de extensão de muros apresenta, ainda, muitas marcas dos tempos medievais com, destaque para as Portas da Gaviarra e a cisterna, as Portas do Açougue ou Afonsinas, a Igreja de Santa Maria, ou a Igreja de Santo Estêvão onde são visíveis alguns elementos arquitetónicos da antiga Igreja medieval, sendo detetáveis, também, alguns vestígios de muralha.
Esta mostra poderá ser visitada, durante o mês de Agosto, de segunda a sábado, entre as 9h00 e as 17h00. O acesso é gratuito.
Sem comentários:
Enviar um comentário