quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Um Mundo de Peregrinos em Valença

Ao longo de 2013 pararam em Valença, a caminho de Santiago de Compostela, peregrinos oriundos de 48 países, acolhidos no Posto de Atendimento ao Peregrino, descobrindo a Fortaleza e pernoitando no Albergue de São Teotónio.
Em 2012 passaram por Valença 25628 peregrinos, nomeadamente portugueses, alemães, franceses, italianos e espanhóis. Valores que se esperam superar este ano tanto em número de peregrinos como de proveniências.
A marcação de um trilho complementar, desde o Albergue São Teotónio, até à ponte internacional, com passagem pela Fortaleza, está a permitir aos peregrinos conhecer esta joia patrimonial candidata a Património de Interesse Cultural para a Humanidade. Uma aposta que veio reforçar, ainda mais, a identificação de Valença com os Caminhos de Santiago, dando a conhecer o grande ex-libris de Valença a peregrinos de todos os continentes.
Valença possui um conjunto de infraestruturas de apoio aos peregrinos para Santiago, nomeadamente o Albergue de Peregrinos São Teotónio e o Posto de Atendimento ao Peregrino.  
O Albergue de São Teotónio é um espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos para Santiago e Fátima, aberto todo o ano, que faz o acolhimento e pernoita.
O Posto de Atendimento aos Peregrinos faz o acolhimento aos peregrinos. O espaço disponibiliza serviço de informação turística sobre os caminhos, bem como a oferta patrimonial, cultural, de unidades hoteleiras e restauração de Valença.
O Menu do Peregrino é outro serviço dedicado aos peregrinos proporcionando a oportunidade de saborear a gastronomia valenciana, a preços convidativos.
Valença é o ponto de confluência, a Caminho de Santiago, dos percursos do Caminho Central e do Caminho da Costa, percursos que integram o Caminho Português para Santiago de Compostela e que tem merecido da parte da Câmara Municipal de Valença manutenções regulares.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Os Caminhos de Santiago são uma referência de Valença e fator, cada vez mais, de dinamização turística e cultural”.

Sem comentários:

Enviar um comentário