segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Convento de Sanfins - Monumento Nacional - Câmara de Valença evita Roubo e Destruição


A Câmara Municipal de Valença impediu a destruição da fachada da Igreja do Convento de Sanfins, classificado com o Monumento Nacional, na última semana.
Vandalos tentaram roubar parte da fachada da Igreja do Convento de Sanfins. Duas colunas de pedra e respetivas decorações, que sustentam a porta principal da igreja e várias pedras do lajedo frontal estavam já retiradas e prontas a carregar. Graças ao alerta, de cidadãos atentos e à rápida intervenção da Câmara Municipal foi possível recuperar e repor as peças retiradas do monumento nacional, após consulta da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
    Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, esta tentativa de roubo e destruição reforça as preocupações da autarquia em preservar e proteger este importante legado patrimonial, pertença do município e há décadas ao completo abandono e destruição. O autarca salienta que a Câmara Municipal está a tomar todas as medidas, junto do Núcleo de Investigação Criminal de Valença, para que os culpados sejam encontrados e julgados.    A Câmara Municipal, no último ano, tem procedido à limpeza dos espaços envolventes à Igreja e ruínas do convento. Várias áreas foram já reflorestadas  com espécies autóctones. As tarefas de limpeza e reflorestação vão continuar pelo espaço de toda a cerca com uma área aproximada de 30 hectares.    De modo a evitar futuros roubos, entre outras medidas, a autarquia vai   restringir o acesso de viaturas ao recinto do convento.     A Câmara Municipal está, entretanto, a avaliar, com os técnicos municipais e a tutela as soluções mais viáveis para a conservação, manutenção e dignificação deste importante legado da nossa história.

Sem comentários:

Enviar um comentário