terça-feira, 9 de agosto de 2011

À descoberta dos caminhos portugueses a Santiago

À Descoberta dos Caminhos Portugueses a Santiago: Fontoura - Valença do Minho - Tui», é a proposta de passeio para 13 de Agosto
A iniciativa visa dar a «conhecer e valorizar o importante património cultural e artístico existente ao longo desta milenar via de peregrinação denominada por "Caminhos de Santiago"». No percurso que o peregrino faz no caminho milenar percorrido pelo apóstolo Tiago, são poucos aqueles que aproveitam para apreciar o vasto património cultural, arquitectónico e paisagístico.
Daí nasce esta iniciativa, da Associação Confraria de São Tiago "Espaço Jacobeus", e a Iacobus – Confraria de São Tiago de Tui e do Baixo Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Valença do Minho, do Ayuntamento de Tui e da Junta de Freguesia de Fontoura. «Muitas vezes mais preocupados em chegar ao final da sua etapa diária, simplesmente fatigados ou apenas porque este património nem está sinalizado, o peregrino passa sem se aperceber diante de peças únicas... tal como o retábulo de Nosso Senhor dos Caminhos, em Fontoura, recentemente recuperado», adianta a organização.
Esta actividade, envolve os municípios e as autarquias locais, e convida as populações locais a participarem e a ganharem consciência da importância dos Caminhos Portugueses a Santiago tanto para o conhecimento e a salvaguarda do património existente, bem como para o desenvolvimento económico sustentável destas terras.
Outro dos objectivos desta actividade em particular, é a constituição de um grupo para a dinamização e protecção destes itinerários no Concelho de Valença do Minho. É recomendada a sinalização do caminho original para Valença do Minho, do itinerário pelo interior da fortaleza, utilizando sinalética própria


in Fátima Missionário

Sem comentários:

Enviar um comentário