segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“Valença Na Objectiva” Máquinas e Retratos Antigos em Exposição


O século XIX e XX, de Valença, está a ser retratado, na exposição “Valença na Objectiva”, no Núcleo Museológico, na Fortaleza, até 23 de Outubro. Mais de 300 objetos, dos finais do século XIX e inicio do século XX, entre máquinas de fotografar e filmar, retratos, telas, postais e um estúdio dos anos 20 do século passado.
Do espólio em exposição destacam-se 24 Estojos, 98 Máquinas de  Fotografar, 10 Máquinas de Filmar, 6 Máquinas de fole de madeira, 5 Livros sobre a história da Fotografia, 6 Tripés, 96 Retratos, 3 Couvetes de Revelação, 2 Ampliadores de  citilene tipo comboio, 1 Ampliador de película, Sombra para flash,  Cabeça eletrónica,  Tripé da cabeça eletrónica e  Máquina de galeria com tripé metálico. 36 imagens antigas de Valença, em tela, mostram a evolução do recinto amuralhado, da área urbana central, da ponte internacional ao longo de mais de 100 anos.
Esta exposição é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença que conta com a colaboração do antiquário valenciano João Eduardo Teixeira, da Fotobrigadeiro e de imagens particulares de Maria de Jesus Silva, Vitor Salvador, entre outros

Sem comentários:

Enviar um comentário