terça-feira, 3 de novembro de 2015

Valença Lança I.M.I. Familiar Famílias de Valença Pagam Menos Impostos

As famílias com filhos residentes em Valença vão pagar menos imposto em 2016. A Câmara de Valença avança com um  Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2016, onde se destaca  a aplicação do I.M.I. Familiar, reforçando as medidas de apoio social às famílias.
As famílias com filhos, residentes no concelho de Valença, com 1 ou mais filhos serão os grandes beneficiados da medida que permitirá descontos no I.M.I. entre 10% e 20%. 
O I.M.I. familiar permite  às famílias com um dependente um desconto sobre a taxa do I.M.I. de 10%, com dois dependentes de 15% e  quando os dependentes são três ou mais de 20%.
O desconto no I.M.I., oferecido pela Câmara Municipal, será concedido às famílias de forma automática pela A.T.- Autoridade Tributária no momento de pagar o imposto que vão começar a chegar às residências dos valencianos a partir de março de 2016.
O I.M.I. Familiar faz parte de um pacote de medidas de apoio às familias e à dinâmica económica e social de que se destaca, ainda, a  redução do I.R.S., respeitante à Câmara Municipal de 50% dos 5% de I.R.S. que lhe correspondia. No último ano, esta medida, permitiu às familias valencianas pagar menos 90 mil euros de I.R.S. . No campo dos impostos Valença aposta na atração de investimentos mantendo o I.M.I. e a Derrama nos valores legais mais baixos, bem como lança a redução do I.M.I. dos prédios requalificados e para habitação dentro da Fortaleza até um valor de 50%, incentivando a requalificação e reutilização dos edifícios do centro histórico.
Valença reafirma-se como um concelho de impostos baixos, comparativamente com os demais concelhos do Alto Minho e do pais, reforçando-se como terra atrativa para viver e investir.
O orçamento de Valença para 2016 é de 17,5 milhões de euros e tem como uma das grandes novas medidas de apoio às famílias, o lançamento desta medida do I.M.I. Familiar. A par desta iniciativa Valença aposta na  requalificação urbana da cidade e centro histórico e faz uma aposta clara na formação das novas gerações e na promoção turística.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, “Ajudar as familias valencianas, estimular a fixação de novos residentes, incentivar a natalidade são medidas vitais para a dinâmica de um concelho que se quer atrativo, bom para viver, visitar e trabalhar”.