domingo, 7 de fevereiro de 2016

Valença Poupa 19 mil Euros Ano com Leds Instalados no Parque Empresarial e Cidade

A Câmara Municipal de Valença está a avançar com uma rede  inteligente de iluminação pública com tecnologia led e sistema de controle de fluxos que permitam maior eficácia e redução de consumos.
A intervenção implica a colocação de 583 novas luminárias leds, na rede de iluminação pública do concelho, nomeadamente na área central da cidade e no Parque Empresarial, áreas de maior consumo e fluxo do concelho.
Na área do Parque Empresarial de Valença, para além de substituir todas as luminárias, a Câmara Municipal aplicou um inovador sistema de controle de fluxos que permite gerir melhor a intensidade da luz e os horários de funcionamento das luminárias.
A popança ano estimada é de cerca de 19 mil euros, valor que permite reduzir os gastos financeiros para o Município que em 2015 atingiram o valor de cerca de   221 mil euros. O novo sistema permite, também, dar um contributo valioso para a redução das emissões CO2. Valença está, cada vez mais, um concelho sustentável e amigo do ambiente. 
A requalificação do sistema de iluminação pública de Valença implicou um investimento de 105 mil euros, financiados pelo programa comunitário P.O.V.T.- Programa operacional valorização do Território, em  85%. 
Valença tem sido pioneira na aplicação da tecnologia  led nas redes de iluminação pública, bem como ao nível de equipamentos, nos últimos anos. Um avanço que já foi premiado, em 2012, com a atribuição do segundo  prémio  internacional Auroralia 2012, no Festival anual de luz de Lyon (França). Nesta data o prémio foi entregue à cidade de Valença, pelo seu plano de renovação dos espaços públicos, nomeadamente na Fortaleza. O objetivo foi melhorar a paisagem noturna desta cidade medieval, espaço de atratividade turística e comercial.