quarta-feira, 30 de março de 2011

Demonstração de Robótica em Valença


A Câmara Municipal de Valença promoveu uma demonstração de robótica, para os alunos do Agrupamento de Escolas “Muralhas do Minho” de Valença, em 29 de Março, na Biblioteca Municipal, a cargo do Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho.
Transmitir aos alunos a temática da educação para a energia e partilhar informação de carácter técnico/prático para a realização das actividades previstas na Escola da Energia 2011, bem como conhecer as investigações em técnologia de ponta, na àrea da robótica, foi o objectivo da sessão.
Os alunos tiveram a oportunidade de apreciar diversos tipos de robôs e as suas múltiplas funções.
Ao longo da sessão foram apresentados, também, os principais eventos da área da robótica em que o Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho, costuma participar, nomeadamente, a Robocup, Festival Nacional de Robótica e Eurobot.
A demonstração esteve a cargo do professor Fernando Ribeiro, da Universidade do Minho, investigador nas áreas de robótica, prototipagem rápida, simulação e multimédia.
Este grupo, com início em 1997, é bastante dinâmico e tem participado já em variados eventos científicos e tecnológicos, quer nacionais quer internacionais. Dedica-se à realização de trabalhos na área da robótica industrial, robótica móvel, robótica autónoma, simulação gráfica de robôs, processamento de imagem e automação em geral.
Esta iniciativa inseriu-se no projecto Eco Escolas de Valença que conta com a colaboração da Associação Bandeira Azul da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário