sábado, 12 de março de 2011

Valença: Nos 125 anos da ponte...


Começam hoje e prolongam-se até 25 de Março as comemorações dos 125 anos da ponte internacional sob o rio Minho, entre Valença e Tui e a formalização da geminação, entre as duas cidades, é o ponto alto, em 25 de Março, data de aniversário da ponte. 
Um programa amplo e diversificado que inclui actividades desportivas, teatro, o seminário de estudos “A Ponte Internacional: Unindo Gentes, Territórios e Culturas”, visitas guia-das à ponte internacional, passeios em locomotiva a vapor, passeios de barco, colocação de um mega tapete na ponte e várias exposições temáticas. Actividades que terão o seu ponto alto em 25 de Março com a assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades.
O presidente da câmara de Valença referiu que “a celebração dos 125 anos, com um programa tão rico e diversificado é uma mostra das intensas relações efectivas que já existem entre Valença e Tui e que poderão avançar, num futuro próximo, para a disponibilização de vários serviços conjuntos às populações das duas cidades”. 
O Alcalde de Tui destacou que que a geminação significa “a formalização das relações seculares e efectivas entre as duas cidades”. Para o Alcalde de Tui o 25 de Março passará a ser um marco nas relações entre Valença e Tui, mas entre Portugal e Espanha e um exemplo para toda a Europa.
A iniciativa das autarquias de Valença e de Tui conta com a colaboração de diversas entidades das duas cidades que se associaram ao evento e organismo do Norte de Portugal e da Galiza.
Do basquetebol ao teatro com tapete na ponte
Um Torneio de Basquetebol abre hoje o programa das comemorações, às 15 horas, no Pavilhão Municipal de Tui, seguindo-se no dia 19, um torneio de Futebol Infantil em Valença, no Estádio Lourenço Raimundo.
O teatro traz “As Rapaziadas Teatrais”, das Comédias do Minho, no dia 17 de Março, às 19h30, no Teatro Municipal de Tui.
No dia seguinte, efectua-se o Seminário Internacional Mesas Redondas e Conferências sobre “A Ponte Internacional, Unindo Gentes, Territórios e Culturas: As Relações Entre os Dois Povos”, a partir das 8h30, no Salão de Actos da UNED em Tui.
As visitas guiadas à ponte internacional realizam-se entre 21 a 24 de Março, às 10 horas para a Comunidade Escolar de Valença e Tui. Um momento alto é o passeio em Locomotiva a Vapor Tui, no dia 25, às 16 horas, na Corredoira e no dia 26 em Valença, às 15h30, na Av. Estação. O Passeio Fluvial no Rio Minho animará os dias 25 e 26, entre as 15 e as 18 horas, desde o Porto Desportivo de Tui à S.ª da Cabeça.
Entre as actividades sociais e de solidariedade destaque-se a colocação de um tapete na pon-te internacional e o Projecto “Um Dia pela Vida” Contra o Cancro, no dia 25.
Este dia é grande para as relações entre as duas cidades, com a assinatura de Protocolo de Geminação, numa cerimónia que começa às 10horas, com a recepção às entidades (na Alfândega Cultural), seguindo-se a sessão solene e assinatura do protocolo perpetuado com o descerramento de Lápide na Ponte Internacional de Valença.
Numa época das construções metálicas, para a construção da ponte três soluções se apresentaram: uma defronte do velho convento beneditino de Ganfei, outra na «Pesqueira da Raposeira», que exigia um túnel sob a fortaleza, e o que vingou.
in Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário