quinta-feira, 17 de março de 2011

Seminário Internacional “A Ponte Internacional, Unindo Gentes, Territórios e Culturas: as Relações Entre os Dois Povos”


Valença e Tui vão receber o seminário internacional “A Ponte Internacional, Unindo Gentes, Territórios e Culturas: as Relações Entre os Dois Povos”, em 18 e 19 de Março, no âmbito das Comemorações dos 125 anos da Ponte Internacional entre as duas cidades.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, delegação de Tui da U.N.E.D. - Universidad Nacional de Educación à Distancia e do Concello de Tui.
O seminário contará com um vasto programa, com a participação de vários especialistas universitários e investigadores que proporcionarão uma visão multidisciplinar sobre os diversos aspectos das relações entre a Galiza e o Norte de Portugal, tendo a a ponte metálica, entre as duas cidades, como principal referência.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, este seminário vai aprofundar os conhecimentos científicos históricos, económicos e sociais, sobre as relações luso-galaicas, ao longo dos tempos, tendo por base a ponte metálica, o principal símbolo de aproximação e de identificação das relações entre Portugal e Espanha.
Nas sessões deste seminário está prevista a participação como relatores de Luís Dominguez, director da cátedra da Euroregião da Universidade de Vigo, Carlos Nardiz Ortiz, catedrático da E.T.S. de Engenharia da Universidade da Corunha, Maria Jardim do Museu Nacional Ferroviário de Lisboa, Lourdes Montero Mesa, catedrática de Didáctica da Universidade de Santiago de Compostela, Albino Prada Blanco, professor da Faculdade de Económicas da Universidade de Vigo, Marta Cendón Fernández, professora de Arte da Universidade de Santiago de Compostela e Pedro Nuno Meda Magalhães da Associação Portuguesa Amigos do Caminho de Ferro.
Completam o programa um total de 17 comunicações distribuídas por quatro mesas redondas, a celebrar ao longo destas jornadas.
As sessões deste seminário decorrem na sexta-feira, 18 de Março, na Uned de Tui, no antigo Convento de San Domingos e no sábado, 19 de Março, no auditório da Câmara Municipal de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário