quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Associação Íris Inclusiva assinala Dia Mundial do Braille em Valença

A associação Íris Inclusiva, de Viana do Castelo vai assinalar, entre quarta e sexta feira, o Dia Mundial do Braille com a distribuição de cartões com frases escritas com aquele sistema de escrita e de leitura para pessoas cegas.
Em comunicado, a associação de cegos e amblíopes adiantou que a distribuição daqueles cartões será feita em Viana do Castelo e nos concelhos vizinhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Caminha e Valença.
Explicou que o objetivo “é dar a conhecer ao público em geral a existência do Braille, alertando a sociedade para a necessidade de proporcionar a todos os cidadãos a possibilidade de comunicarem entre si”.
O braille, desenvolvido por Louis Braille no século XIX, é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel e que podem ser lidos através do tato.
Resultam da combinação sistemática de seis pontos dispostos em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de uma peça de dominó colocada ao alto.
O Dia Mundial do Braille, comemorado no dia de nascimento do seu criador, consagra os princípios da autonomia individual e da independência, tendo em conta a sua importância incontornável para a inclusão e plena participação social das pessoas cegas.
in Rádio Alto Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário