segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

TRILHO DA VEIGA DA MIRA

O  trilho pedestre da Veiga da Mira começa no Parque da Senhora da Cabeça, junto ao Rio Minho. Um percurso, com a extensão de 4,5 Km, que privilegia o contacto com as margens do rio Minho e o biótipo da Veiga da Mira.
    Este percurso segue um itinerário paralelo à linha do caminho ferro e ao rio Minho. No seu trajecto atravessa uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho, o biótipo da Veiga da Mira.  Uma área que a autarquia valenciana quer ver classificada como área protegida. Trata-se de uma reserva de fauna e flora das mais importantes da bacia do Minho, onde os pântanos albergam extensas matas de amieiros e onde a fauna, sobretudo, as aves migratórias se destacam. Na área da Veiga da Mira podemos identificar cerca de 11 diferentes habitats com predominância de hortas e campos e de bosques palustres e lagoas e ao nível da fauna se identificam seis importantes espécies nesta zona. 
    No seu percurso será, ainda, possível apreciar a ponte medieval, de fundação romana, da Veiga da Mira, ponto da via romana Per Loca Marítima. Este itinerário interliga, já na sua parte final e inicial, com o troço da marginal fluvial da Sr.ª da Cabeça, terminando junto ao Pavilhão Náutico.
    O trilho atravessa as freguesias de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Côvo. Trata-se de um percurso de curta distância, com um grau de dificuldade fácil. A  cota máxima atingida é de  22 metros, junto à Igreja de S. Pedro da Torre.

Sem comentários:

Enviar um comentário