A Câmara Municipal de Valença promove, no próximo sábado, dia 15 de Junho, às 21h30, na Fonte da Vila – Fortaleza, o grande espetáculo de ópera infanto-juvenil “A Construir Valença”.
As comemorações dos 750 anos do Foral de Valença foram o mote para a produção deste espetáculo.
A sua conceção surge da criação de uma versão portuguesa para Valença, a partir da obra “Wir Bauen Eine Stadt”, de Hindemith.
A ópera não tem propriamente uma narrativa, sendo antes uma sequência de pequenos quadros/cenas que ilustram, de uma maneira singela, o passado, o presente e futuro de Valença.
Cantado e encenado por centenas de crianças, conta com a participação do Coro de Alunos e do Clube de Música do Agrupamento Muralhas do Minho, Coro da Academia de Música de Valença, a Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música Fernandes Fão e, a participação especial da soprano Marina Pacheco.
A direção musical está a cargo da professora Ivone Ribeiro e o espetáculo será composto por oito canções: Construir Valença; na Minha Cidade; Princesa Contrasta; Fronteira; Ó Galiza e Portugal; Valença! Meu Veleiro; Peregrinos e, Cantar para Ensinar. O responsável da direção cénica é Gonçalo Fonseca, das Comédias do Minho.
Este projeto promove a transversalidade entre o ensino artístico e regular, contando exclusivamente com um elenco de crianças e jovens valencianos.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Este é um projeto fantástico, que conseguiu reunir várias escolas criando o maior espetáculo musical de Valença”.
Sem comentários:
Enviar um comentário