quinta-feira, 6 de junho de 2013

Trilho Pedestre de Real em Valença

A Câmara Municipal promove uma caminhada no Trilho Pedestre de Real, na freguesia de Gandra, sábado, 8 de junho. Pelas matas de aveleiras, gravuras rupestres, levadas de água e velhos engenhos e moinhos é a proposta deste percurso, no âmbito da Rede de Trilhos Pedestres  da Eurocidade Valença Tui.
Com a distância de 6 Km's este é um percurso rural / cultural que se desenvolve pela freguesia de Gandra, com um grau de dificuldade fácil e um tempo estimado de 2h30.
O ponto de partida, deste percurso circular, é a Igreja Paroquial de Gandra. O encontro está marcado para as 9h e o início da caminhada para as 9h30.
O Trilho do Real inicia-se junto à Igreja Paroquial de Gandra e segue para o lugar de Real - um pequeno aglomerado populacional, de ruelas estreitas. 
Por velhos caminhos percorrem-se espaços de elevada beleza natural, coberto por vegetação autóctone, onde predominam várias espécies de árvores, no entanto em maior quantidade as aveleiras (Corylus avellana).
Em Picões visita-se a Capela de Sant' Ana e segue-se o caminho até ao lugar de Cais onde, junto a um regato, podemos a observar um conjunto de engenhos, diversos moinhos com as suas inúmeras levadas. Daqui o percurso segue para o lugar de Pinheiro com passagem  pela Capela de St.º Amaro.
O percurso será acompanhado por guias especializados que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, sobretudo, o património edificado, a fauna e a flora  autóctone.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Hoje, disponibilizamos uma boa rede de Trilhos Pedestres, complementados pela Ecopista, que colocam Valença e a Eurocidade como um dos pontos mais atrativos  do Noroeste Peninsular para os amantes do turismo de natureza”.

Sem comentários:

Enviar um comentário