A freguesia valenciana de Verdoejo recebe a segunda edição da Feira das tradições, com petiscos, artesanato e muita animação popular, no fim de semana de 29 e 30 de junho, no Parque de São Tomé.
As filhoses, o bolo da sertã, o caldo verde de Valença (uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal) a broa de milho, a savelha frita, o arroz de pato e tantos outros petiscos e pratos emblemáticos das cozinhas tradicionais de Verdoejo vão fazer as delicias dos visitantes.
Os bons vinhos de Verdoejo, de casta alvarinho e trajadura, bem como cerveja artesanal de Verdoejo acompanham os petiscos, bem como as sobremesas tradicionais.
A feira completa-se com uma mostra de artesanato onde se destacam as rendas, os trabalhos em linho e em madeira.
Do programa de animação consta a atuação do Coro Polifónico de Verdoejo, no sábado, às 16h e do grupo 6tàs9, às 21h30. O jantar puxa à tradição e será animado pelos sons das concertinas. O domingo à tarde será animado pelo grupo Refaixos e Palainas, de danças e cantares galegos.
A Feira das Tradições é uma iniciativa é da Associação Cultural de Verdoejo, com o apoio da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de Verdoejo e comércio local. A Feira das Tradições a par da Festa da Lampreia, em São Pedro da Torre e dos Sabores Serranos, em São Julião, são eventos que afirmam os sabores tradicionais das freguesias valencianas e são a mostra do crescente dinamismo, das freguesias e movimentos associativos do concelho. Estes eventos estão a dar um grande contributo ao concelho, cada vez mais associado a uma terra de bons petiscos.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença “A Feira das Tradições é um exemplo do dinamismo das freguesias valencianas no aproveitamento e potencialização dos seus recursos locais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário